Calendário Chinês

O calendário chinês é o mais antigo registro cronólogico que há na história, começa em 2637 A.C.

Segundo a lenda, Buda chamou todos os animais à sua presença antes de partir da terra; somente doze vieram dizer-lhe adeus. Em recompensa, Buda deu a cada ano o nome do animal na ordem em que chegaram:

rato (“Shǔ” 鼠); boi (“Niú” 牛); tigre (“Hǔ” 虎); coelho (“Tù” 兔);
dragão (“Lóng” 龍); serpente (“Shé” 蛇); cavalo (“Mǎ” 馬); carneiro (“Yáng” 羊);
macaco (“Hóu” 猴); galo (“Jī” 雞); o cão (“Gǒu” 狗); o porco (“Zhū” 豬).

Assim temos os doze animais-signos da atualidade; o animal regente do ano em que você nasceu, dizem os chineses, exerce profunda influência sobre a sua vida: “esse é o animal que se esconde em seu coração”.

Cada um dos signos-animais aparece combinado com um dos cinco elementos principais: madeira, fogo, terra, metal e água.

O calendário chinês é curioso; traz, em si mesmo, boa dose de humor; é ótimo assunto numa roda e costuma desmonstrar as mais interessantes coincidências.

O calendário lunar oriental registra, com mais acertos, as mudanças das estações e os fazendeiros chineses o usavam para procurar os dias mais favoráveis à semeadura, colheita e previsão de chuvas.

Ainda hoje, muitos ainda o consultam para saber a época mais propícia para construir a casa, para o casamento, para uma decisão importante e, principalmente, para os festivais chineses.

O calendário chinês é enriquecido pelas interpretações de adivinhos chineses, lendas, mitologias e livros bem antigos.

Podem-se fazer divertidas e, às vezes úteis, observações entre a maneira de ser dos amigos e as características do signo-animal correspondente. Por exemplo:

  • aquele cliente caprichoso e volúvel deve ser do ano do cavalo;
  • as pessoas nascidas no ano do carneiro “comem papel”, ou seja, esbanjam dinheiro;
  • os nativos de serpente são encantadores, mas também podem ser frios e impiedosos;
  • aquele tio, capaz de consertar tudo, nasceu no ano do habilidoso macaco;
  • o marido lento, conservador e seguro pertence ao fidedigno boi;
  • alguém confiável e diplomata é coelho;
  • o otimista é tigre;
  • o forte é dragão;
  • o infatigável é rato…

Curiosidades:

  • Ano do boi: Adolf Hitler; Charlie Chaplin;
  • Ano do coelho: Albert Einstein; Fidel Castro; Josef Stalin;
  • Ano do Dragão: John Lennon; Ringo Starr;
  • Ano da serpente: Pablo Picasso, Johannes Brahms, John Kennedy, Indira Gandhi;
  • Ano do cavalo: Barbra Streisand; Paul McCartney.

Se quiser saber sobre o seu signo-animal, coloque a data de nascimento, se possível a hora, no comentário. As Erínias adoram uma boa brincadeira 🙂

16 thoughts on “Calendário Chinês

  1. Erínias

    Lucianna, no calendário chinês você é coelho-terra. Veja mais neste link

    As Erínias agradecem a visita!

  2. lucianna

    Queria saber o signo e o meu elemento, sou de 30-12-1999

  3. Erínias

    Bruno, seu signo é o do Tigre. Veja mais neste link. O seu elemento é terra.
    Para a amiga, falta informar dia e mês…

    (em tempo: em chinês, “obrigado” fala-se “shi-shiê”… 🙂 )

  4. ola gostaria de saber meu animal.. sou de 19/07/98
    e de uma amiga minnha ela e de 97
    arigato

  5. Erínias

    Tiago, envie-me a data completa (dia/mes). Ou consulte a tabela completa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Horóscopo_chinês

  6. tiago

    OI olhe eu nasci em 1998 e queria saber que animal eu era se faz favor

  7. Erínias

    Léo, no calendário chinês, seu animal é o Galo e o elemento é a Água.
    Tal qual a água, você é capaz de resistir a oposições com esforços silenciosos, porém constantes. Estimula as pessoas, fazendo-as desejar o que você almeja, sem pressioná-las.
    Muitas vezes, em condições desfavoráveis, o elemento água o faz tomar o caminho mais fácil e, com isso, você pode sabotar suas conquistas maiores.
    Os animais de maior compatibilidade são o Boi e a Serpente (as Erínias são Serpente! 😉 ). Por outro lado, o Coelho não faz boa parceria com o Galo.
    O Galo exerce forte atração sobre as pessoas. É competitivo, gosta muito da família e de gozar a vida… sendo suscetível à crítica.
    Léo, esta é apenas uma “palhinha”… depois mais.

  8. Leonardo Amaral Costa

    Olá, sou léo.
    Sou fascinado pelo mundo chinês, faço kung fu e também pratico a arte da espada cortante.
    Gostaria de saber o animal do meu ano e o meu elemento.
    Sou do dia 27 de agosto de 1993.
    Muito obrigado seu site é bem envolvente

  9. leila Mello

    Adorei saber do meu ano. Porém voçê foi muito boazinha comigo. Esse cão é ótimo, mas já que Hitler está junto comigo, deve haver alguma coisa negativa por aí.
    Abracão.

  10. Erínias

    Leila,

    seu signo-animal é o cão, o defensor da justiça. É honesto, inteligente e constante. Possui um profundo senso de justiça, lealdade e joga limpo! Estará sempre disposto a ouvir a razão.

    O nativo de cão é, em geral, atraente e tem forte sex-appeal. É amigo confiável, mantendo-se fiel mesmo que a pessoa tenha se tornado indigna dessa amizade. Se alguém paga a sua fiança, certamente, será o cão! 🙂

    Raramente o cão ficará irado contra alguém pessoalmente; sua zanga será como um relâmpago, ainda que justificável; o nativo de cão não procura brigas, porém, quando provocado ou atacado reage à altura. É observador vigilante, compreensivo; prefere as conversas francas e enxerga através dos motivos das pessoas.

    Embora não admita, o cão tem necessidade premente de dividir as pessoas em categorias rígidas: ou amigo ou inimigo, ou preto ou branco; nada de tonalidades intermediárias, tem de saber como vai classificá-las antes de relaxar em sua companhia. A decisão de confiar ou não é, quase sempre, definitiva. Embora tolerante, poderá ser crítico e frio com as pessoas de quem não gosta.

    Trabalhará arduamente, mas, se puder, aproveita bem “o bom de uma rede de balanço”!

    Poderá se destacar como militar, advogado. Professor, juiz, médico, empresário ou missionário.

    A senhora de cão é ponderada e capaz e costuma optar por se vestir com elegante simplicidade. Geralmente é sincera e a atenta às necessidades alheias; gosta de esportes, atividades ao ar livre, sendo bastante cooperativa. É verdadeira amiga do marido e dos filhos, dando-lhes liberdade sem interferências ou mostrar-se possessiva.

    São glamorosas e atraentes as mulheres deste signo: Ava Gardner, Sophia Loren, Brigitte Bardot.

    A senhora de cão gosta de fazer amizades lentamente, embora amigável e tenha um sorriso sempre aberto; ela convidará para um chá, depois haverá trocas de gentilezas, provas de lealdade e, no momento certo, virá o “selo de aprovação”! A partir daí, a nova amiga poderá contar com a lealdade irrestrita das nativas de cão.

    A mente estável do cão faz da mulher uma boa conselheira ou uma psicóloga. Deseja que o mundo seja melhor e se dispõe a sair a campo para isso. A mulher de cão nunca fica sem recursos, exerce influência sobre as pessoas e estas ouvem as suas ponderações. Não tente criticar alguém estimado pelo cão, será refutado imediatamente.

    Maiores compatibilidades com o cavalo, o coelho e o tigre; dar-se-á bem com o rato, a serpente, o macaco, o porco ou outro cão; o conflito será com o galo.

    O elemento do seu ano é o fogo, que a torna criativa; o animado e auto confiante cão de fogo não fará ameaças que não possa cumprir, sua mordida será tão forte quanto o latido… com uma vontade poderosa e honestidade nata, é muito raro alguém resistir a estas qualidades.

  11. Ola,
    Nossa, amei o macaco, mas me parece que o macaco é insuportavel e acha-se o dono da verdade, né? hahaha… fazer o quê? hahaha… Como diz o ditado… ¨o macaco tá certo¨… hahaha…

    Parabéns pelo blog, está fadado ao sucesso! Aqui na Europa bloguistas são convidados de honra dos eventos mais badalados, em todos os campos, moda, intelectualidade, cultura… o bloguista aqui mudou completamente a forma de pensar em midia, discutir temas e até mesmo… vender produtos. Incrível! Seu site é muito bacana. Grande beijo e continuo acompanhando. Ricardo Fernandes

  12. Erinias

    Ricardo,

    você é o feiticeiro do impossível! É o signo do inventor, do improvisador e do motivador. É um mago capaz de atrair todos com a sua astúcia incomparável. É hábil, flexível e inovador; tem aptidão para ser um bom linguista; nenhum desafio será grande demais para o nativo de macaco.

    Tem um complexo de superioridade inato: não é justo de dizer que o macaco não tem consideração pelo outro… ele tem uma fé intensa e inabalável em si mesmo! A única qualidade que nunca lhe faltará é a confiança. Terá sempre o cuidado de exibir bom comportamento, polidez bem ensaiada e dignidade.

    Há um traço ciumento, que vem à tona cada vez que alguém consegue uma promoção ou algo que ele não tem. Não é correto qualificá-lo de completamente egoísta: apenas poderá esquecer completamente os outros, se não estiverem envolvidos diretamente naquilo que está fazendo no momento.

    Extremamente competitivo, a perícia do macaco é imbatível na perseguição ao dinheiro, ao sucesso ou ao poder. Além de brilhante, prático, tem excelente memória.

    Com sua versatilidade inata, o macaco pode ser ator, escritor, diplomata, advogado, esportista, corretor de bolsa, professor; sendo extremamente sociável, pode descobrir e tocar o lado bom de todos. Mesmo tendo logrado você, o macaco tem o raro dom de fazê-lo gostar dele! 🙂

    Insultos, acusações e reprimendas serão inúteis! Tais ofensas não o atingem, para ele é simplesmente inconcebível acreditar nessas inverdades. Com frequência, o macaco é julgado com dureza por outros que estão abaixo de sua esfera de ação; sua popularidade pode subir e descer como um ioiô, mas continuará com a mesma alegria de viver, pois compreende, com lucidez, que nada é permanente ou irreparavél…

    Sem deixar de ser consciencioso, o macaco pode comprar ou vender qualquer coisa com uma boa conversa; depois que você recobrar a consciência, terá de admitir: jamais foi nocauteado com tanto encanto e habilidade; vocè vai cair inúmeras vezes sob o seu encanto, aí será muito tarde, já estará viciado em macaco. 🙂

    Conclusão na próxima.

  13. leila Mello

    Muito interessante! Estou ficando viciada em computador e o culpado é o seu blog. Continue assim para o nosso deleite.

  14. Sonia,

    é nativa do ano do rato; com dragão e macaco está formado o triângulo dos signos da ação e progresso; os maiores conflitos são com o cavalo (15 de fevereiro/1942 até 4 de fevereiro/1943) nas relacões de negócios, choques de personalidade, rivalidade.

    Com a serpente (3/4/41 😮 ) terá bom nível de cooperação e, se houver compreensão e admiração entre as partes, a ligação será muito especial.

    A personalidade do rato tem muitos encantos: é um tipo franco e honesto, fácil de conviver. Trabalhador esforçado e poupador; será bem generoso com aqueles que ama muito. Quase sempre o rato é brilhante e sociável, um ou outro pode ser crítico ou rabugento. De um modo geral gosta de festas, de fazer parte de círculos de amigos e companheiros; gosta se ser envolvido e é muito acessível. Às vezes, se envolve na vida de outras pessoas porque não consegue se livrar das ligações sentimentais fortes depois que as faz.

    Um chefe de rato preocupa-se com os seus subordinados e se importa sinceramente com o bem-estar deles. Quando se trata de separar um rato do seu dinheiro, é preciso jeito e regateio coletivo!

    Costuma ser muito apegado ao clã, nunca se preocupa por ter outras bocas para alimentar, permitindo que os parentes fiquem rondando a sua casa e vivam à sua custa. O engenhoso rato será capaz de arranjar-lhes algum serviço a fim de que ganhem o seu sustento. A caridade tem limite, pode-se confiar no eficiente rato.

    O nativo de rato guarda bem os seus segredos, mas pode ser especialista em jogar verde para colher maduro.

    Por ser ativo, irrita-se muito diante da preguiça e do desperdício; o rato gosta de comparar, fazer reparos, investigar, mas quando se intromete em assuntos alheios é, certamente, com boas intenções; ah! gosta de regatear, comprando coisas de que não precisa e as liquidações o atraem

    É previdente e hábil em enfrentar dificuldades, tem uma intuição aguçada, mas costuma dissipar suas energias, pois quer fazer demais.

    Dificilmente encontra-se um rato pobre, se conhecer um pode apostar que não continuará assim por muito tempo:
    o rato sempre terá um ovo-indez escondido!

    A mulher-rato na próxima… 😀

  15. Oi amiga, consulte ai os buzios, digo, os bichos e as bichas… acho que sou macaco… 22/04/1968 (veja bem, se publicar minha data de nascmento te mato!)
    Meu horario de nascimento? No idea! Mas me conte tudo…
    Beijao, Ricardo Fernandes

  16. Sonia

    Ei amiga,quero sim saber o meu animal.
    O dia e o mês vc já sabe, o ano é 1948 e, claro, quem nasceu nessa data tão remota, não sabe a hora em que o fato se deu…
    bjs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.