Urtiga: o Outro Lado da Folha

É sinônimo de queimação; da pobre urtiga (Urtica dioica) brotam os dolorosos derivados urticar, urticação, pois contém ácido fórmico e suas enzimas são parecidas com o veneno de cobra… mas é rica em vitamina C, ferro e magnésio; é diurética e antidiarréica, cura as infecções da boca e as aftas. Além de bonita, a urtiga é boa companheira para outras plantas, protegendo-as de predadores e atraindo insetos úteis.

Claro, as suas folhas devem ser manipulados com cuidado, pois podem irritar severamente a pele. Contudo, seu valor nutritivo equivale ao do espinafre e uma sopa de urtigas com batatas enriquece qualquer refeição.

A urtiga é uma erva ótima para a pele e os cabelos, combatendo eficazmente a caspa; um chá bem forte na água do banho deixa a pele macia e estimula a circulação. A máscara de urtiga rejunevesce e clareia a pele. Extratos podem ser usados para tratar artrite e anemia.

Curiosamente, algumas tribos usavam a planta como anestésico antes de cirurgias ou para aliviar a dor. Na Escandinávia, serve para fazer linha; na Sibéria, para papel e óleo. No Nepal e no norte da Índia é muito popular na cozinha combinada com temperos indianos. Na Europa, o extrato de urtiga é um ingrediente em vários doces, xaropes e licores.

No mundo mágico, as folhas atiradas ao fogo afastam os perigos e são poderosas como amuleto. Uma crença muito antiga diz que um ramo de urtiga debaixo da cama faz com que o paciente se recupere mais depressa.

Também as plantas nos ensinam: quem só enxerga espinhos não aproveita do coração!

Fontes: “As Plantas do Sítio” de Rosy Bornhausen (1995), Словари и энциклопедии на Академике (foto), Encyclopedia of Organic Gardening (2005).

5 thoughts on “Urtiga: o Outro Lado da Folha

  1. Erínias

    Valter, bom saber notícias da Bahia. Mineiros e baianos sempre fizeram uma boa dupla.
    Infelizmente, urtiga não atende o caso da sua mãe. De experiência pessoal, posso-lhe dizer que uma atividade na água, sob supervisão, traz um bom alívio. Dê notícias…

  2. valter de jesus

    bóa noite eu só queria húa informaçáo sobre urtiga sé e bom pra coluna na parte do coique e minha máe tem 84 anos de idade estar , acompanhando medico toma remédio e injençáo mas a dor náo sai so queria hum ajuda por favor obrigado e bóa noite [telefones]

  3. Erínias

    Segundo as pesquisas, a urtiga pode ajudar a reforçar outros tratamentos para diabetes, mas não os substitui. Por exemplo, para reduzir a dose de insulina necessária. O chá de casca de canela também é excelente para isso.

  4. socorro

    Gostaria de saber se serve para diabeticos.

  5. SONIA STEFANI

    QUEM DIRIA HEM? A URTIGA É FANTÁSTICA COMO FANTÁSTICO É ACESSAR ” DA MESA DAS ERÍNIAS” TODOS OS DIAS…
    UM BELO PRESENTE NO MÊS DO NOSSO ANIVERSÁRIO.BJS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *