Os Montes Cárpatos, a terceira cadeia mais longa de montanhas da Europa, ocupam um terço da România / Romênia. São incríveis grupos de pedra espalhados pelo sudeste. O nome, Carpați, em romeno, provém do grego Καρπάτauuς όρος (montanhas rochosas). Os Carpați abrigam nascentes de importantes rios europeus.
Aportamos ao entardecer em Turnu Măgurele, România, a bordo do navio Rousse Prestige (Русе Престиж) da companhia Phoenix, na rota do Donau / Danúbio: de Passau na Alemanha ao Mar Negro.
Neste porto um olhar perspicaz capturou este original interruptor:
…e a elegante sineta do navio:
București / Bucarest era a Micul Paris, a pequena Paris do Oriente. Infelizmente, sob o regime comunista do ditador Nicolae Ceaușescu, a rica arquitetura do centro histórico foi destruída, incluindo antigas igrejas. Os prédios da era comunista ainda subsistem.
A arquitetura residencial também foi dilapidada durante o regime:
O suntuoso parlamento é o segundo em tamanho na Europa. Houve um concurso para sua construção; venceu uma arquiteta de 27 anos. Supervisionada pelo casal Ceaușescu, a obra sofreu as mais disparatadas intervenções; em consequência, por exemplo, o parlamento consome hoje €3 milhões de eletricidade por ano, para refrigerar no verão e aquecer no inverno. Por fora… bela viola.
București é muito segura, a taxa de criminalidade bem baixa. No centro, alguns edifícios históricos foram restaurados:
A língua romena — limba română — é parecida com o italiano; aí ficamos animados em tentar ler, entender as pessoas… de repente, não se entende mais nada. Com ajuda de gentis romenos conseguimos trazer a mensagem:
A gente deve segurar o amor como um pássaro.
Se se sentir livre dentro da minha mão, o pássaro ficará.