Vilarejos Italianos — Calabria

Gerace, Stilo, Santa Severina — estes burgos quase intocados, perdidos no sul da Itália, são muito especiais. Na Calábria, a costa belíssima é banhada pelos mares Tirreno e Ionio.

Por aqui passaram gregos — Magna Grécia — romanos, suábios, aragoneses, normandos; daí a diversidade em cada canto. A estrada serpenteia à beira de plantação de olivas, de cedros e da adorável bergamota: uma mistura de limão e laranja azeda que se multiplica em chás, doces, licores. Da casca se extrai o óleo essencial para perfumes, principalmente Eau de Cologne, lançado na Alemanha no século XVIII.

Numa volta surge, lá em cima, Santa Severina, apelidada “la Nave de Pietra”:

Santa Severina, Itália – © Fondazione Calabria Film Commission

O vilarejo exibe o estilo bizantino cujo império permaneceu até 1076.

Santa Severina, Itália – Copyright©2018 Rainer Brockerhoff

O batistério do século VII:

Santa Severina, Itália – Copyright©2018 Rainer Brockerhoff

Entre as curvas de uma estradinha, uma apetitosa surpresa: Azienda Agrituristica Le Puzelle. O jovem empreendedor, Sergio, parece estar totalmente envolvido com o próspero negócio da família. Já morou no Brasil, tem pousada em Florianópolis.

Le Puzelle, Santa Severina – Copyright©2018 Rainer Brockerhoff

Quer desenvolver o agro-turismo, aproveitando a falta de transporte regular na região e a distância dos grandes centros como um atrativo. O turismo em massa traz, sabidamente, desvantagens a longo prazo. Vale descobrir todas as delícias italianas e o melhor cappuccino… do mundo!